domingo, 11 de abril de 2010

Invenção histórica

Invenções são complicadas, elas são um esforço não só de uma pessoa, mas de várias. Não há nenhuma invenção que tenha sido criada exclusivamente por uma pessoa sem que outras descobertas tenham influência.


A apple fechou um acordo com a cretive por violação de patente no ipod, ela teve que pagar mais de US$ 100 milhões. Atualmente é processada também por violar uma patente da kodak no iphone. Mas não tem como negar que tanto o ipod quanto o iphone são invenções fantásticas.

No rádio essa história é parecida, se bem que muita gente nem sabe dessa história. Oficialmente o inventor do rádio foi o italiano Marconi, que transmitiu voz humana pela primeira vez em 1914. mas um inventor brasileiro, padre Landell de Moura, transmitiu voz no centro de são paulo por uma conexão sem fio em 1910.


Sim, quatro anos antes e mesmo assim não recebeu nenhum crédito.


Por conta disso, um grupo tenta dar crédito ao inventor brasileiro. Foi criado o MLM (movimento Landell de Moura) que não quer reescrever a história, mas reparar uma injustiça. Um invento não perderá a originalidade se forem dados os créditos a todas as contribuições que o fizeram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário